03 abril 2007

Em compensação...

… tive o prazer imenso de caminhar pelo calçadão num momento quase histórico da cidade: em pleno domingo, muita gente trabalhava na frente dos imóveis retirando placas, painéis e suas respectivas estruturas, recuperando detalhes há muito escondidos e pintando fachadas.

Por mais que alguns reclamem, existem verdades na Lei Cidade Limpa que não se pode negar:

1. Num espaço em que todos os elementos são criados para ter o maior destaque possível, a única coisa que realmente aparece é uma enorme confusão. Se você ainda não se convenceu disso, abra uma página de classificados de qualquer jornal.

2. Em termos de comunicação, não há nada mais democrático. Afinal, até as menores fachadas estarão em pé de igualdade com o grande magazine ao lado. Agora cá entre nós: antes dessa Lei, será que elas tinham mesmo alguma chance de aparecer?

3. Uma cidade mais bonita é um lugar infinitamente melhor para viver.

Só há um porém: com São Paulo ressurgindo das placas, naturalmente as pichações saltarão ainda mais aos olhos e passarão a incomodar até a quem já não as via mais. Será, finalmente, que vai aparecer uma solução que não agrida ainda mais os pobres donos ou usuários dos imóveis pichados?

Nenhum comentário: