29 março 2007

Experiências enriquecedoras 1: no ônibus

Numa cidade como São Paulo, não há nada mais civilizado do que usar o transporte coletivo.

Não que eu seja civilizada, não: uso o transporte coletivo por razões de ordem legal (não tenho carteira de habilitação), técnica (não sei dirigir), psicológica (nunca quis aprender) e econômica (essa você já entendeu).

Dentre os meios de transporte coletivo disponíveis uso sobretudo o ônibus, por razões que não sei bem se são de ordem geopolítica ou de puro azar, mesmo (não existe linha de metrô no meu caminho).

Mas, por mais desconfortável que um ônibus possa ser na hora do rush, é exatamente nessa hora que a experiência fica verdadeiramente enriquecedora. Afinal, quanto menos passageiros e mais lugares vazios, menos chance a gente tem de ouvir a conversa alheia.

Hoje mesmo vim de pé, em plena lata de sardinha, ouvindo atentamente as queixas de duas empregadas contra as respectivas patroas. Uma experimenta duas ou três blusinhas antes de decidir qual usar, e nunca dobra e nem guarda as preteridas "porque cai a mão". A outra está fazendo dieta, e "ninguém merece ter que refogar legumes todo dia".

E o mais interessante de tudo é que elas estavam bravas de verdade. Eu, heim?

2 comentários:

eduardo stipp disse...

deve ser verdade mesmo. veja os motoboys e os motoristas solitários, pouco solidários estão sempre brigando com alguém no trânsito(poucos civilizados).

parla marieta disse...

Calmaê... eu só vim dar uma olhada, ainda nem posso comentar os posts. Mas já aviso que virei todos os dias e cobrarei postagem.
Beijos, bem-vinda ao clube.